Anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha, há duas semanas, na quarta-feira (1º), durante lançamento da campanha de amamentação, no Rio de Janeiro
O ministro da Saúde,
Alexandre Padilha, anunciou hoje (1º), no Rio de Janeiro, investimento
de R$ 45 milhões na qualificação do pré-natal e, 2.120 municípios,
durante lançamento da campanha nacional de amamentação, cujo tema é “Amamentar hoje é pensar no futuro”. O evento faz parte da Semana Mundial de Amamentação, estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês), que ocorre em cerca de 150 países.
“As mães que enfrentaram dificuldades de amamentar no passado foram fundamentais para reforçar a importância de conscientizar as mulheres sobre os benefícios do aleitamento hoje”, lembrou Padilha.
A campanha tem como objetivo incentivar às mães brasileiras a
amamentar até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até os sexto mês
de vida do bebê. O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, segundo o ministério, graças a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.
Dentre as ações previstas do componente pré-natal, está o acolhimento
às intercorrências na gestação; acesso ao pré-natal de alto de risco;
realização dos exames de pré-natal de risco habitual e de alto risco;
acesso rápido aos resultados; vinculação da gestante – desde o pré-natal – ao local em que será realizado o parto; implementação de ações relacionados à saúde sexual e reprodutiva, incluindo a população de adolescentes e jovens; além de prevenção e tratamento das DST/HIV/Aids e Hepatites.
Fonte: Rede Brasil Atual
Nenhum comentário:
Postar um comentário