quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"Parto Normal é o mais saudável e seguro" diz Lesley Page maior parteira do Reino Unido

Lesley Page já perdeu as contas de quantos bebês ajudou a trazer ao mundo. Presidente da Faculdade Real de Parteiras do Reino Unido, a britânica, de 70 anos, soma 48 de experiência no ofício. No Rio de Janeiro para participar do congresso “Ecos da 9th Internacional Research Conference — Normal é natural: da pesquisa à ação”, organizado pela Fiocruz, Lesley recebeu um convite inusitado, no início do mês, vindo de ninguém menos do que o príncipe William. Ao entregar-lhe uma comenda, o nobre perguntou se ela gostaria de ajudar no parto do segundo filho que ele e Kate Middleton esperam.

Um estudo da Fiocruz divulgado este ano mostrou que 52% dos partos no Brasil são cesarianas. Esse dado é preocupante?
Sim, o número é muito alto, mas não se trata só de diminui-lo. É preciso humanizar o parto, dar suporte às mulheres e evitar intervenções desnecessárias no parto normal, que são comuns. Por exemplo, permitir que a gestante tenha movimentação livre durante o parto, massagens e palavras de encorajamento podem substituir a anestesia peridural.

O que seria um parto digno?
Ele começa com a mulher tendo sua autonomia respeitada e participando das decisões sobre os cuidados que lhe serão dados. Uma das características mais chocantes dos nascimentos no Brasil é que só 5% das mulheres têm oportunidade de ter parto normal sem intervenção. O parto fisiológico é o mais saudável e seguro.

E qual a razão disso?
O corpo humano tem um equilíbrio fino entre os sistemas. Qualquer intervenção traz uma instabilidade. O parto fisiológico ativa uma série de reações que facilitam a amamentação e a relação da mãe com o recém-nascido, ou seja, como os dois vão se ligar no amor. Ele também ajuda o corpo materno a se adaptar à chegada do neném, atuando principalmente nos receptores cerebrais.

Do que uma mulher que quer ter parto normal precisa?
Primeiro, ela deve ter confiança no profissional que está cuidando dela e tirar todas as dúvidas. Ter uma gravidez saudável, comer bem e fazer atividade física. Saber que ter acesso a uma piscina ou banheira auxilia no processo, ter um acompanhante em que ela confia, não se deitar o tempo todo (só em alguns momentos para descansar), amamentar logo após o nascimento e colocar o bebê em contato pele com pele também é essencial.

O parto normal pode ser realizado em casa com segurança?
Na Inglaterra, temos evidências científicas de que ele é igualmente seguro quando feito em casa, no hospital ou no centro de parto normal. A exceção é para mães de primeira viagem. Nesse caso, a situação está ligada a alguns resultados adversos.



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/parto-normal-o-mais-saudavel-seguro-diz-lesley-page-maior-parteira-do-reino-unido-14248789.html#ixzz3GEfTl4zD

Nenhum comentário:

Postar um comentário