Nesta segunda-feira (1), Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Cristo redentor será iluminado de vermelho.
Ao todo, 13 monumentos do Rio de Janeiro terão luz especial. A ação faz parte da campanha de prevenção da doença feita pela Secretaria Municipal de Saúde, que vai promover também testes gratuitos em quase 200 unidades de ação primária.
A expectativa do órgão é fazer, durante toda a semana, mais de 150 mil testes – cerca de 70 mil para detecção do HIV e 80 mil para sífilis.
Na terça, haverá mutirão de testagem rápida no Largo da Carioca promovido pela Secretaria Estadual de Saúde. O resultado fica pronto em cerca de 30 minutos.
Apesar das campanhas, para o coordenador da ONG Grupo pela Vida Niterói, Renato da Matta, a doença vem se banalizando e é preciso intensificar as ações de conscientização.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de jovens infectados está aumentando. Atualmente no Brasil estima-se que mais de 100 mil pessoas têm o vírus HIV, mas não sabem, enquanto 720 mil têm o diagnóstico do vírus e cerca de 350 mil desenvolveram a aids.
Na MMABH as ações foram ambulatoriais na educação em saúde, por meio da difusão das informações em consultas, banner de exposição e folderes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário