quinta-feira, 24 de julho de 2014

Acordo de metas: SMS debate redução da mortalidade materna



Foram publicadas no Diário Oficial do dia 24 de junho as Metas e os Indicadores de Desempenho para exercício 2014, que integram o Acordo de Resultados entre a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Saúde. Agora, líderes cariocas e ocupantes de cargos estratégicos deverão, em 30 dias, ter suas metas individuais publicadas em D.O, nos moldes do exercício 2013. São algumas das metas: atingir mortalidade infantil de 11 por mil nascidos vivos em 2014 e a mortalidade materna de 56,7 por 100 mil nascidos vivos.
Para discutir estratégias dos principais problemas no pré-natal e reforçar a importância da padronização das práticas assistenciais, a Secretaria Municipal de Saúde realizará no dia 30 de julho, um ciclo de debates sobre a identificação do risco no pré-natal e o impacto da investigação na redução da mortalidade materna. Os profissionais pretendem analisar as consequências da morte materna e como evitá-la.
Mortalidade materna é a morte da mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, relacionada a qualquer causa ligada à gravidez. A SMS implementou nos últimos anos várias ações visando à redução da mortalidade materna. O ciclo de debates constitui um espaço de discussão e elaboração de estratégias coletivas no enfrentamento dessa questão. Incremento e qualificação dos processos de investigação e análise dos óbitos; qualificação do atendimento pré-natal e rastreio com diagnóstico precoce da sífilis na gestação e implementação de todos os componentes do Programa Cegonha Carioca serão alguns dos assuntos discutidos no encontro.
O ciclo de debates é um dispositivo da Agenda de Educação Permanente da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, com temas relevantes para a qualificação dos profissionais da rede de atenção. Esta edição é coordenada pelas gerências do Programa de Saúde da Mulher e Técnica de Dados Vitais e pela Coordenação de Educação em Saúde.
Cada unidade poderá inscrever um profissional que atue na assistência ao pré-natal para participar do evento. O encontro acontece na sede da Associação Brasileira de Odontologia, na Rua Barão de Sertório, 75, no Rio Comprido, das 13h30 às 17h.
 
Fonte: ASCON-SMS/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário